CONHEÇA AS VANTAGENS

Cada vez mais os consumidores estão atentos as ações que as empresas estão tomando para se adequarem ao movimento mundial ESG (Governança ambiental, social e corporativa).

A bicicleta não perdeu sua posição de importância entre os povos do mundo como locomoção barata, emergencial e de extrema necessidade para os povos mais carentes. Sendo assim, se a bicicleta foi vista apenas como uma alternativa barata de transporte por muitas pessoas no passado, hoje vem ganhando cada vez mais a posição de destaque entre os praticantes de ciclismo gerando bilhões em receita e sendo uma alternativa para a mobilidade urbana em todo o mundo, ou seja, a magrela está na moda.

Apoiar seus colaboradores que vão e vem de bicicleta para o trabalho além de ser uma sinalização positiva para o ambiente interno da organização, é também externar para os clientes como a empresa encara o movimento ESG, além de apresentar uma satisfação aos investidores e caminhar para se adequar ao movimento.

Apóie seus colabores, seja uma empresa Bike Friendly e receba nosso apoio por meio de um dos selos Vibe Bike.

Saiba mais sobre os selos clicando aqui

 

Artigo | Relatório KPIs

A bicicleta como meio de transporte e promotor de saúde

Este projeto aborda o uso prático da bicicleta como meio alternativo de transporte e promotor de saúde. São analisadas algumas considerações sobre benefícios da atividade física regular, o uso da bicicleta na melhoria da saúde orgânica e mental, além de orientações e recomendações práticas ao ciclista para uma pedalada mais segura e eficaz. Objetiva-se orientar aproximadamente trinta alunos do Colégio Estadual do Paraná que participarão da palestra sobre o tema proposto e com isso estes se tornem agentes multiplicadores da ideia de que a bicicleta como meio de transporte pode contribuir de maneira significativa não somente na qualidade de vida do praticante, mas para a população em geral, pois se trata de um meio de transporte não poluidor além de diminuir a frota de veículos circulantes. Clique para acessar!


Impacto social do uso da bicicleta em São Paulo | CEBRAP e Itaú

Este documento apresenta os resultados da análise da Pesquisa de Impacto do Uso da Bicicleta na Cidade de São Paulo 2017. O estudo foi realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), com patrocínio do Banco Itaú Unibanco.

Os estudos sobre impactos do uso da bicicleta no mundo tratam dos reflexos do modal em diferentes áreas, como mobilidade urbana, economia, comércio local, meio ambiente, renda domiciliar e saúde. No Brasil, são raros os estudos com esse tema. Por isso, a presente pesquisa buscou dar conta da diversidade de impactos possíveis do uso da bicicleta na cidade de São Paulo.

Para tanto, o estudo buscou estimar os impactos em duas dimensões. Uma delas é a individual, ou seja, a dos impactos nas condições de vida dos indivíduos, em sua saúde, seu bem-estar na cidade e em seus gastos. A outra é a dimensão social, ou seja, a dos impactos nas dinâmicas sociais macro, como no meio ambiente, no sistema de saúde e na economia (produção de riqueza da sociedade).

A partir de um conjunto de entrevistas domiciliares realizadas em 2017 com amostras de dois grupos no município de SP (população geral x usuários de bicicletas), foi possível comparar indicadores de condições de vida e aferir impactos individuais e sociais do uso de bicicleta, combinando estimativas populacionais, gastos públicos e modelagens econômicas.

No tema da saúde, comparamos os perfis de atividade física dos ciclistas e da população geral. A incorporação do perfil de atividade dos ciclistas pela população resultaria em uma economia de R$ 34 milhões por ano no Sistema Único de Saúde (SUS) com internações por doenças do aparelho circulatório e diabetes no município de SP.

No meio ambiente, a análise da relação de ciclistas e da população geral com a cidade[…]. Clique aqui para acessar!

 

Vídeos | Entrevistas sobre o tema

O que é ESG? Entenda porque as empresas estão correndo atrás da sigla | CNN Soft Business

O consumidor passou a pedir mais posicionamento e atitude do mercado sobre questões da atualidade. É por isso que as empresas passaram a divulgar a promessa de um olhar mais justo e preocupado. No CNN Soft Business, Phelipe Siani e Fernando Nakagawa discutem se a economia e as empresas estão tentando garantir um planeta melhor ou é tudo sobre o lucro.

https://www.youtube.com/watch?v=zp0o7yaGqyk


Elo Perdido – O Brasil que pedala

O filme de Renata Falzoni mostra a realidade de um Brasil que pedala e resiste a um cenário de motorização e prioridade a carros e motos nas ruas. Da pequena Afuá-PA às megalópoles São Paulo e Rio de Janeiro, a bicicleta é a escolha de milhares de brasileiros e “Elo Perdido” investiga os fatores que constroem a resiliência do ciclista brasileiro ao adotar um meio de transporte sustentável nas cidades.

https://www.youtube.com/watch?v=e7BqJUpBgFY


Cidades e Soluções O uso das bicicletas como meio de transporte


Mobilidade urbana vê crescimento do uso de bikes elétricas; CEO explica ‘boom’

CEO da Tembici, Tomás Martins explica, em entrevista ao JP Business, como o ‘boom’ de bikes elétricas fez os investidores realizarem aporte de milhões no setor de mobilidade urbana.